28 de Abril - Dia da Educação - Dia da Sogra ...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Encerramento do Programa FormAção pela Escola

Texto e Fotos: Sousa Neto

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), quer estimular pessoas a contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Por isso, implementou o Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE (FormAção pela Escola), em parceria com estados e municípios.

Em Chapadinha, o curso que teve início no dia 4 de junho e foi todo realizado no auditório da Biblioteca Pública Municipal, encerrou-se nesta terça-feira (28). Ao todo, 33 cursistas participaram ativamente dos módulos no decorrer do curso, que teve como tutora a competente Profª Sandra Siqueira, que integra o quadro da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O encontro de encerramento, que contou com participação da Coordenadora Pedagógica de Gestão Escolar, Profª Francilene Lima de Melo, que esteve representando a secretária municipal de educação Profª Enir Ferreira Lima, foi aberto com uma dinâmica, apresentação de slides em data-show, discussão e avaliação escrita do que foi estudado e, ao final, foi servido um coquetel.

"Os participantes devem contribuir com essa ação que busca melhorar a qualidade da educação em nosso país" ressaltou a Profª Francilene Lima.

PÚBLICO ALVO - O FormAção Pela Escola, é direcionado somente para os conselheiros do Fundeb, Conselho Municipal de Educação (CME), Comitê local do PAR (Plano de Ações Articuladas) e gestores escolares da rede municipal de ensino.

VAGAS/MÓDULOS - Embora o número de vagas para os participantes limitam-se a 40 cursistas, apenas 33 concluiram. O curso foi organizado em cinco módulos de 40hs: Introdutório, PDDE, PNATE, PLI, PNAE, FUNDEB e Prestação de Contas). No Módulo Introdutório todos os cursistas participaram. Já no Módulo Temático, a participação foi opcional.

O que é o FormAção pela Escola? - É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Com o FormAção pela Escola será formada uma rede de cidadãos, voltada para a gestão e o controle social dos recursos públicos destinados à educação e aplicados pelos programas do FNDE em todo o território nacional.



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Instituto Apresenta Plano de Ação para Público da SEMED

No último dia 24, o Instituto de Desenvolvimento Social do Maranhão (Idesma) realizou palestra na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Com o tema: "O Processo Educacional e os Novos Desafios para o Educador - Um (des) alinhar das Políticas Educativas", no encontro foram apresentados projetos de assessoria pedagógica que, opcionalmente, poderão vir a serem celebrados.

O evento foi direcionado aos educadores do Sistema Municipal de Educação e administrativo educadional, com o objetivo de contribuir para a formação profissional, bem como socializar a rede de saberes em relação aos novos advindos das Políticas Educacionais.
Imagem meramente ilustrativa

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SEMED Realiza Festividades Alusivas ao Dia 7 de Setembro com Desfiles de Escolas

No palanque oficial estiveram presentes a prefeita Danúbia Carneiro, a secretária municipal de educação Profª Enir Ferreira Lima, o ex-secretário Profº João Damiani, vereadores Jorge ACS e Márcia Gomes, secretários municipais Profª Jesus Lima (Administração), Antonio Sousa (Meio Ambiente), Edmilson Conrado Pinto (Articulação Política), Edmilson Santos (Esportes), Onésimo Garreto, dentre outros convidados.

Texto e Fotos: Sousa Neto


Ao final da tarde do Dia 7 de Setembro, último, a Prefeitura Municipal de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou o tradicional desfile de escolas referente à comemoração alusiva a data que representa a Independência do Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo o desfile cívico teve início às 17h, na Avenida Ataliba Vieira de Almeida. Os estudantes assistidos pela APAE abriram a parada, seguidos pela Fanfarra Municipal (banda de música formada por instrumentos de sopro, de metal e bateria), composta por cerca de 60 componentes.

Além dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino, que envolveu 23 escolas, incluindo alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), participaram do evento professores e supervisores do Programa Escola Ativa, além de estudantes de escolas na rede estadual e particular.

Ao longo do desfile intercalaram-se exibições de capoeira, danças educativas e outras atividades culturais. O evento patriótico contou com aproximadamente mil participantes, representando todas as escolas da zona urbana e duas da zona rural.

domingo, 26 de setembro de 2010

Escola Municipal Realiza Festival de Comidas Típicas

Texto e Fotos: Sousa Neto

Em referência ao advento da alimentação alternativa inserida na merenda escolar, assim como em todo o país, adotada pela Secretaria Municipal de Educação de Chapadinha (SEMED), a UI Abílio Máximo de Almeida, localizada no Povoado Maceno, realizou no dia 3 de setembro, seu II Festival de Comídas Típicas. A extensão do evento foi promovida com a parceria de outras escolas do mesmo pólo.


Segundo o diretor da escola, Profº Lourivan Almeida, "o festival é um evento de cunho educativo-cultural que tem como objetivo maior, ressaltar o valor econômico e culinário que possui nossa gastronomia regional, além de proporcionar no ambiente escolar um momento de interação entre escola e comunidade, viabilizando ações que venham a subsidiar as práticas pedagógicas".

O evento contou com a participação de todos
os funcionários da escola, pais, alunos, comunidade escolar e da secretária municpal de educação Profª Enir Ferreira Lima, que estava acompanhada do staff da SEMED.

A abertura do evento iniciou por volta das 11h, seguido de apresentações e palestras. Logo após todos se serviram no estilo self-service. O cardápio era composto de diversificados tipos de comidas e guloseimas.


SEMED Realizou Vasta Programação para Pais de Alunos Durante Mês de Agosto

Texto e Fotos: Sousa Neto

A Secretaria Municipal de Educação de Chapadinha (SEMED), em comemoração ao Dia dos Pais, realizou durante todo o mês de agosto diversas atividades alusivas a referida data. Os eventos fazem parte do calendário escolar, realizado pela Prefeitura de Chapadinha em todas as escolas do Sistema Municipal de Ensino.

Dentre os momentos, houve café da manhã, coquetel, almoço e jantar. Cada escola ofereceu dentro de suas possibilidades um destes item. A programação também ofereceu serviço social em parceria com a comunidade, como foi o caso da UI João Gomes. Além disso, atividades dinâmicas para os pais, como sorteio de brindes, também fizeram parte da programação.

A intenção foi promover a integração dos pais com as crianças na escola, contribuindo para o seu desenvolvimento e empenho, além de incentivar os pais a participar da vida escolar dos filhos, sempre com a participação de representantes da SEMED.

É importante que os pais participem desses momentos que a escola juntamente com a SEMED oferece. Educação de qualidade se faz com parcerias e a ajuda da família é fundamental”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Profª Enir Ferreira Lima.

Confira abaixo, algumas fotos registradas: