28 de Abril - Dia da Educação - Dia da Sogra ...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Gestar II - CONVITE


PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADINHA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II 2011


CONVITE


A Coordenação do GESTAR II, Programa de Formação Continuada em Serviço Semipresencial orientado para a formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, objetivando a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Tem a honra de convidar você professor- cursista, inscrito no referido Programa, para participar da apresentação que acontecerá nesta sexta-feira, dia 29, às 19h30, na Unidade Integrada Manoel José de Santana.

Na oportunidade, será feito a entrega do material e exposição do calendário de encontros. Sua presença é indispensável para a realização do Programa.


Atenciosamente,

Francilene Lima de Melo - Coordenadora do Programa Gestar II

Realizada na SEMED Reunião de Planejamento do JEC's

Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Edmilson Santos falando às diretoras
Por: Sousa Neto - Ascom/SEMED
Confira imagens da reunião, que contou com a participação dos diretores escolares e do secretário municipal de Esportes e Lazer, Edmilson Santos e do coordenador do evento, Miguel Neto.

Miguel Neto - Coordenador do JEC's 2011


Diretores Aline Almeida (UE Carolina Mesquita) e Valdriano (UI Aldalina da Silva Machado)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Professores participam do Programa Pró-Letramento

Por Sousa Neto - Ascom/SEMED
A Secretaria Municipal de Educação-SEMED, dará início, nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, na Unidade Integrada Manoel José de Santana, ao programa Pró-Letramento – formação continuada para educadores a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, escrita (Linguagem) e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Funtamental).

O programa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Chapadinha com o Ministério da Educação (MEC). O curso, que terá duração de 120 horas/aula, distribuídas em dois momentos, tem o término previsto para o mês de novembro, e irá beneficiar professores do Sistema Municipal de Ensino.

Mais de 40 professores estarão participando desta temporada 2011 e a tutora Profª Raildes Aguiar (Linguagem) acredita no sucesso e nos resultados do programa já nesta fase inicial. “São esses professores que vão disseminar e multiplicar nas escolas a melhoria do ensino da leitura, escrita e da matemática. Estaremos abordando também a questão da identidade do professor, queremos conhecê-lo de fato para que possamos saber quem e como serão nossos multiplicadores".

Ainda segundo a Profª Raildes, ainda há vagas para Matemática (que terá como tutora a Profª Keyla Rodrigues) e as inscrições poderão ocorrer durante o início do curso. A certificação será feita pela própria SEMED.

SEMED Realiza Reunião para Organização do JEC's


A Secretaria Municipal de Educação-SEMED, realizará nesta quarta-feira (27) reunião com todos os diretores escolares do Sistema Municipal de Ensino. Na pauta, o Planejamento do Calendário para as Comemorações do Dia das Mães e, a Realização dos Jogos Estudantis Chapadinhense-JEC's.

Como parceria firmada entre as pastas, o encontro, que irá ocorrer no período da manhã (às 10h - com diretores da sede) e a tarde (às 15h - zona rural), contará com a participação dos secretários municipais Profª Enir Ferreira Lima (Educação), Edmilson Santos (Esportes), Eney Pontes (Cultura), Eduardo Braga (Desenvolvimento Social), mais o coordenador dos jogos, Miguel Neto.
Jogos Escolares
Serão discutidas na reunião as datas de realização de cada modalidade, regulamento, fichas de inscrição e procedimentos gerais para as escolas participarem da competição.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Escola Almada Lima comemora 41 anos de existência


Festa foi marcada por homenagens a antigos membros da instituição de ensino e lançamento do hino da escola

Fundada em 1962, a escola municipal U.I. Almada Lima Filho comemorou na noite do último dia 17, seu aniversário de 41 Anos de fundação. A festa aconteceu na própria escola e foi marcada por homenagens e reconhecimento aos que fizeram a história da instituição de ensino.

Fanfarra Almada Lima
A noite foi mais que especial e a equipe de docentes, alunos e voluntários que deram inicio as comemorações, ainda na quinta, se esforçaram ao máximo para propiciar aos convidados um ambiente maravilhoso, que fez jus a comemoração de 4 décadas de existência da escola.

Logo na entrada todos foram recebidos com a apresentação da fanfarra da escola, e ao adentrar, um tapete vermelho servia de passe para o hall principal.

Entre os convidados estavam ex-gestores e funcionários, que logicamente contribuíram com o crescimento de uma das maiores instituições de ensino da rede pública municipal. Estiveram também presentes a prefeita municipal, Danúbia Carneiro, o deputado estadual Magno Bacelar e a secretária municipal de Educação Enir Ferreira Lima.

O convidado mais aguardado, o qual a escola carrega seu nome, o desembargador Almada Lima Filho, acabou por não comparecer em virtude de ocupações de trabalho.

Lourivan - Diretor

O diretor da escola enfatizou sobre a importância de homenagear os antigos gestores, mencionando aqueles que deixaram sua marca, devido o empenho e compromisso com a educação.

Lourivan disse está orgulhoso pelo momento, principalmente pelo fato da escola ter concretizado um sonho a muito almejado, a gravação de seu hino.

Enir Lima - Sec. Mun. de Educação
A secretária municipal de Educação Enir Ferreira Lima fez um breve discurso de homenagem a escola e usando algumas citações de Paulo Freire, endossou a necessidade de empenho daqueles que literalmente fazem a escola, de forma que a mesma não é apenas paredes e muros de concreto, mas sim, uma massa de pessoas que fazem com que a educação aconteça.

Clique AQUI para ver as imagens do evento!

Com colaboração de Antenor Ferreira

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Secretária Municipal de Educação participa do Fórum da Undime em SL


por Sousa Neto - Ascom/SEMED 
Nesta quinta (14) e sexta-feira (15), a secretária municipal de Educação Profª Enir Ferreira Lima, acompanhada da Técnica do PAR, Profª Raimunda de Araújo Portela de Lima (Dadá), se encontram na capital São Luís participando do Encontro de Educadores e XIII Fórum da Undime-MA, que está sendo realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

No Fórum deste ano, organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA) em parceria com a Undime Nacional e apoio da Seduc e do Unicef, os assuntos abordados estão sendo: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Financiamento da Educação; Avaliação da Aprendizagem como Ferramenta de Gestão; Entendendo o Ideb; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e; Inep - Censo Escolar e Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente.

O encontro conta com a participação de importantes palestrantes e debatedores e vale ressaltar que serão realizadas palestras sobre Financiamento da Educação e o Piso Salarial dos Professores para 2011. O Fórum é uma preparação para o Fórum Nacional da Undime que esse ano acontecerá em Salvador- Bahia .

Objetivo
Proporcionar aos gestores municipais e técnicos educacionais acesso a informações sobre questões do cotidiano da gestão, propiciando o debate, a troca de experiências e dessa forma, os elementos para aprimorar a condução das secretarias municipais de educação.

No transcorrer do evento a secretária Enir Lima, vem mantendo contatos e conversas informais, propondo parcerias que tragam melhorias em prol da educação de nosso município.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Merenda escolar é distribuída em todas as escolas do Sistema Municipal de Ensino de Chapadinha

Secretária Municipal de Educação, Profª Enir Lima sendo entrevistada pela equipe da TV Mirante de Chapadinha, no momento em que esta recebe a carga com a merenda escolar.

por Sousa Neto - Ascom/SEMED
Secretaria Municipal de Educação-SEMED, através de seu Departamento de Alimentação Nutricional, vem cumprindo rigorosamente o planejamento de distribuição da merenda escolar, elaborado pelo gabinete administrativo.

Esta é a primeira remessa deste ano, visto que havia saldo do ano anterior, pois a administração municipal vem intensificando ações cuidadosas para não deixar faltar merenda nas escolas.


Atualmente o departamento de merenda escolar atende 162 escolas, sendo 27 na sede e 135 na zona rural e mensalmente são distribuídas uma média de 77 toneladas de alimentos para 17.500 alunos, sendo 6.500 da zona rural e 11.000 da sede. A entrega é garantida e a merenda escolar está presente em todas as escolas do município, independentemente da distância ou quantidade de alunos.

Cabe a Prefeitura Municipal através de processo licitatório, comprar a merenda, de acordo com as normas do padrão de qualidade e respeitando o valor nutricional determinado pelo Ministério da Educação-MEC; zelar pelo armazenamento, distribuição e higiene, para atender os padrões de qualidade.

O preparo da merenda é feito nas próprias escolas, sob orientação da nutricionista Dra. Adriane Souza,  e atende as exigências do programa, que sugere 20% das necessidades nutricionais dos estudantes durante o período de permanência em sala de aula.

Para atender as exigências do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a prefeitura faz o investimento de 30% do repasse, para a compra de produtos da agricultura familiar. Já estão sendo adquiridos: bolo de mesocarpo de babaçu, batata doce, cheiro verde, maxixe, quiabo e outros produtos produzidos por associações do município de Chapadinha, e introduzidos na alimentação escolar.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Escolas do Sistema Municipal de Ensino Irão Realizar Eleições para Conselho Escolar

por Sousa Neto - Ascom/SEMED
Conforme Portaria Nº 01 de 14 de Março de 2011 - que regulamenta Eleições para Conselho de Escolas das Unidades Municipais de Ensino do Sistema Municipal de Chapadinha, a Secretaria Municipal de Educação-SEMED, realiza neste sábado, dia 16, a Eleição do Conselho Escolar e o dia da ‘Família na Escola’ em 27 unidades do Sistema Municipal de Educação de Chapadinha, exclusivamente, na zona urbana.

A eleição dos colegiados ocorrerá individualmente em cada unidade escolar, no horário das 8h às 14h. Segundo a coordenadora pedagógica da SEMED, Profª Francilene Lima, as escolas irão eleger seus conselhos, unicamente, por voto.

O Conselho Escolar é constituído pelos seguintes segmentos:

- Docentes
- Discentes
- Pais
- Servidores
- Supervisores
- Gestores

Ainda de acordo com a coordenadora, Profª Francilene Lima, as escolas estarão preparadas para receber a comunidade durante o pleito eleitoral para a escolha dos novos membros gestores do Conselho Escolar; e quanto a votação por parte de alunos, somente aqueles a partir de 10 anos de idade poderão participar do processo.

"O Conselho de Escola tem o compromisso com a democratização da gestão escolar em relação à ação, organização, funcionamento e relacionamento da escola com a comunidade" ressaltou a secretaria municipal de Educação, Profª Enir Ferreira Lima.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sandra Siqueira Representa SEMED em Encontro do Programa FormAção Pela Escola


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Gestão Escolar (Suage), iniciou, na terça-feira (5), o 1º Encontro dos Tutores do Formação pela Escola. A reunião prossegue até esta sexta-feira (8) no auditório Fernando Falcão, na Assembléia Legislativa, em São Luís.

A professora Sandra Siqueira, participa do encontro, representando a Secretaria Municipal de Educação de Chapadinha-SEMED.

As professoras Sandra Siqueira (D) e Dadá no encerramento do curso realizado pelo município (2010)
 
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), quer estimular pessoas a contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Por isso, implementou o Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE (FormAção pela Escola), em parceria com estados e municípios.

O evento tem como objetivo buscar mecanismos de promoção para a realização de um seminário presencial e alinhamento das ações em 130 municípios maranhenses que fazem parte do programa, bem como repassar aos tutores as suas atribuições mediante diretrizes e resoluções.

No Maranhão, aproximadamente 5 mil pessoas fizeram parte do programa como cursistas. A coordenadora estadual do Formação pela Escola (FPE), Patrícia Passos Granata, informou que a meta é expandir o programa para 213 municípios maranhenses.

Sandra com professores que participaram do encontro realizado pela SEMED (2010)

O que o Formação pela Escola

O Formação pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Neste primeiro momento, o foco principal do programa é iniciar capacitar os tutores estaduais e municipais no sistema Moodle, a fim de instrumentalizá-los para que, em seus municípios, busquem mecanismos que incentivem os cidadãos a acompanharem a execução dos recursos oriundos do FNDE.

Segundo a supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Sandra Regina de Oliveira Marques Passinho, o objetivo, este ano, é consolidar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Esse sistema possibilita, ao tutor e ao cursista, interagir durante os módulos virtuais. Os módulos estarão acessíveis no AVA/Moodle e, posteriormente, aos encontros de formação dos tutores, onde ficarão disponíveis os cursos, obedecendo as demandas dos municípios.

É importante que esse mecanismo de aprendizado seja bastante utilizado. O uso da tecnologia permite na atualidade que haja uma maior interação entre os mais diversos atores envolvidos em uma determinada atividade. É nessa perspectiva de formação que estamos trabalhando e possibilitando esse espaço de capacitação”, afirmou a supervisora.

Podem fazer os cursos: técnicos e gestores públicos que atuam no segmento da educação básica, profissionais da educação e conselheiros de vários segmentos sociais.

Com informações da Ascom/Seduc

terça-feira, 5 de abril de 2011

UI Amélia Mendes Comemora "Dia Mundial da Água" com Passeio pela Itamacaoca


O Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março, é um marco internacional para chamar a atenção da sociedade para a conservação de água pura e por um manejo sustentável do recurso. Em 2011, o tema escolhido pela ONU foi "Água para as Cidades: respondendo o desafio urbano".



Durante toda a Semana da Água, a escola municipal Unidade Integrada Amélia Mendes Ferreira, localizada no bairro Areal, desenvolveu atividades lúdicas envolvendo professores e alunos, culminando com um 'tour' nas dependências da Unidade de Negócios Regional da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão-CAEMA, onde conheceram o sistema de tratamento de água em nosso município e; na barragem Itamacaoca, para explanação de informações e conhecimentos  mais relevantes sobre este recurso essencial para a vida na Terra.

Segundo a diretora da escola, Profª Karla Mylenna, "o objetivo do evento foi de chamar a atenção para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água; ao mesmo tempo, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas".

O Dia Mundial da Água é realizado anualmente em 22 de Março, como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e defender o manejo sustentável desta. A cada ano, no Dia Mundial da Água, é destacado um aspecto específico da água doce.