28 de Abril - Dia da Educação - Dia da Sogra ...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Prefeita Anuncia Pagamento de Abono Salarial Para Professores

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), irá efetuar o pagamento do Abono Salarial de todos os professores que compõem o Sistema Público Municipal de Ensino, nesta sexta-feira (21). O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (20) pela prefeita Danúbia Carneiro (foto), em entrevista ao programa Direto ao Assunto (Rádio Mirante AM/local).

O abono salarial, refere-se ao rateio de 60% do repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), aos professores efetivos da rede municipal de ensino. Na folha de pagamento, todos os professores irão receber este abono em um valor de aproximadamente R$ 1.200,00 reais.
 
O pagamento obedece ao artigo 21 e 22, parágrafo 2º da Lei 11.494 do Fundeb, bem como a Emenda Constitucional 53/2006, a qual determina que 60% dos recursos obtidos pelos Municípios, advindos da União, devam ser aplicados na valorização dos profissionais da educação.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Profª Enir Ferreira Lima, que no momento se encontra fora do município por questões de agenda da pasta, este abono é mais um fruto de uma série de ações administrativas, em prol da classe do magistério local. Ainda segundo ela, os índices como crescimento no números de alunos matriculados na Rede Pública Municipal e baixa evasão escolar contaram como favoráveis ao crescimento da receita municipal, assim como a programação anual da Secretaria Municipal de Educação.

SEMED Homenageia Professores Pelo Seu Dia!


Em homenagem ao Dia dos Professores, a Secretária Municipal de Educação, Profª Enir Ferreira Lima, se dirigiu à comunidade docente para parabenizá-la pelo seu trabalho, empenho e esforço em nome da Secretaria Municipal de Educação de Chapadinha - SEMED.


No dia 15, as mensagens foram direcionadas de diversas formas: foram colocadas faixas em frente a SEMED e a Prefeitura; carros de som percorreram toda a cidade; as escolas receberam Dvd com mensagens alusivas à data.

PALAVRA DA SECRETÁRIA

"Todos nós, em algum momento de nossas vidas, fomos e ainda seremos alunos. Mas poucas são as pessoas capazes de serem mestres. Porque despertar o desejo pela busca do conhecimento e fortalecer valores é um ofício reservado aos vocacionados. A esses devemos a nossa formação como cidadãos éticos e a nossa capacidade de pensar e discernir.

Professores, sozinhos, não conseguem mudar o mundo, mas sem eles não existe esperança de uma sociedade mais justa, igualitária e, acima de tudo, livre. Parabenizo a todos os professores do Sistema Público Municipal de Ensino de Chapadinha pelo nosso dia
".

Enir Ferreira Lima
Secretária Municipal de Educação

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SEMED Promove II Gincana Estudantil de Escolas da Rede Pública Municipal

É apenas a Segunda Edição da Gincana Estudantil de Escolas Públicas Municipais, mas parece que já existe há muito tempo e o clima de rivalidade entre as escola está à flor da pele de alunos, professores e, principalmente, diretores.


A gincana, segundo a secretária municipal de educação, Enir Ferreira Lima, foi criada para despertar nos alunos, interesse por atividades culturais e acabou envolvendo muito mais que apenas estudantes e funcionários. Pessoas ligadas às direções das escolas estão se empenhando bastante para contribuir nas tarefas e ajudá-las a conquistar o primeiro lugar.


Centenas de carros, motos, carroças e bicicletas já estão cadastrados para participarem da carreata abertura, que está marcada para as 16h desta sexta-feira (7), saindo da frente do Hospital Benu Mendes, no Areal. E a contagem de pontos já começa aí. Houve até mudança no regulamento, pois já havia escolas disparadas em número de carros, em relação a outras.

Nesta sexta-feira (7), a quantidade de veículos não soma pontos, mas as escolas deverão se empenhar em outros quesitos, que serão avaliados por um corpo de jurados: criatividade, originalidade, animação, caracterização e organização. A pontuação varia de 50 a 100.


A carreata percorrerá várias ruas e avenidas da cidade.

Dez escolas estão inscritas:


UI Almada Lima, UI Alexandre Costa, UI Amélia Mendes, UI Agostinho Ribeiro, UI Aldalina Machado, UI Gonçalves Dias, UI Isaías Fortes, UI João Gomes, UI Tancredo Neves, e a atual campeã UI Manoel José de Santana.


- UI João Gomes tem o maior número de alunos inscritos: 304;


- UI Alexandre Costa, com 53 e UI Gonçalves Dias, com 50, são as que inscreveram a menor quantidade de alunos, segundo uma lista da SEMED.


Programação:
Abertura nesta sexta-feira (7), às 16h, com carreata, saindo de frente o Centro de Saúde Benu Mendes e encerrando na Praça do Povo.


Logo após a carreata, ainda na Praça do Povo, haverá concentração com animação do DJ Gilberto, até às 22h.


Amanhã (sábado), começam as tarefas, no Aldeota Clube. A previsão de encerramento é para o início da tarde.

SEMED Inicia Nesta Sexta-Feira (7) a II Gincana Estudantil

Secretária municipal de Educação Enir Ferreira e Prefeita Danúbia Carneiro, em reunião com Diretores de escolas, para preparação da Gincana 2011 
 
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) estará dando início nesta sexta-feira (7), a mais uma Gincana das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. O evento que envolverá várias escolas tem como objetivo promover a interação entre jovens e fomentar atividades recreativas, estimulando a descontração e aprendizagem dos alunos.

A gincana terá início a partir das 16h, com a realização de uma grande carreata com saída do bairro Areal. Criatividade e animação são quesitos que servirão para somar pontos para as escolas participantes.

O clímax da competição será durante todo o sábado (8), quando acontecerão provas e dinâmicas na sede do Aldeota Clube.
 

A secretária municipal de Educação, Enir Ferreira, disse que com o empenho que tem sido demonstrado pela coordenação do evento, a gincana irá superar a última edição, quando centenas de alunos fizeram parte da maior gincana já realizada na história do município.

Ainda essa semana a prefeita municipal, Danúbia Carneiro, esteve visitando a SEMED para conferir os preparativos para essa grande festa. A prefeitura está dando todo o apoio necessário para a realização do evento.
 
 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Início do Projeto "O Mundo Encantado das Crianças" da SEMED é Marcado com Muita Alegria


Foi iniciado nesta quinta-feira, dia 5, o projeto “O MUNDO ENCANTADO DAS CRIANÇAS”, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O projeto tem como foco o desenvolvimento de atividades alusivas à Semana da Criança, propiciando interação entre os alunos da educação infantil do município e momentos de lazer e descontração. As atividades estão sendo realizadas na sede da Associação Cangaia, bairro Boa Vista, e prosseguirão até o próximo dia 11 do corrente mês.


O projeto envolve dezenas de profissionais da equipe da SEMED, que está disponibilizando toda estrutura necessária para o transporte e alimentação das crianças.

Além de brincadeiras e atividades lúdicas recreativas, estão sendo feitas palestras e peças teatrais em parceria com instituições de ensino, como a Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP).


Saúde, Educação, Discriminação, Comportamento, são alguns dos temas que estão sendo trabalhados por meio das atividades.



A secretária municipal de Educação, Enir Ferreira Lima, avalia como positivo o primeiro dia do projeto, êxito conseguido graças ao empenho da equipe, que segunda ela passou dias e dias discutindo a realização do projeto que conta com o total apoio da prefeita municipal Danúbia Carneiro.

A secretária da pasta enfatizou sobre todo apoio logístico e alimentício que está sendo oferecido para garantir a diversão saudável das crianças.



 
Enir Ferreira fez questão de destacar a participação dos profissionais envolvidos que de maneira solidária estão fazendo questão de participar do projeto.

Por fim, Enir Ferreira relatou o momento em que as crianças chegaram à área de lazer e com sorrisos no rosto demonstraram-se extasiados, por conta da diversidade de brinquedos e atividades oferecidas.

Secretaria Municipal de Educação promove vasta programação alusiva ao Dia das Crianças

A Secretaria Municipal de Educação de Chapadinha-SEMED, promove nesta sexta-feira (07) e sábado (08), a II Gincana Estudantil das Escolas Públicas Municipais. Ao todo, 1.296 estudantes de dez unidades, participarão das atividades educativas, propostas pela SEMED, que busca provocar momentos de socialização entre alunos, professores e comunidade, na semana da criança.


De acordo com a secretária de Educação, Enir Ferreira Lima, a abertura da Segunda Gincana Estudantil será na tarde desta sexta-feira (07), com uma carreata que começará em frente ao Centro de Saúde Benú Mendes e seguirá até a Praça Irineu Veras Galvão, onde a animação ficará por conta de um DJ. No sábado (07), a partir das 7h da manhã, os estudantes estarão no Aldeota Clube, cumprindo as provas da gincana, que obedecerão alguns critérios como, criatividade, originalidade, animação etc. A competição estudantil encerra-se ao meio-dia.
Paralela a II Gincana Estudantil Municipal, a SEMED, iniciou nesta quarta-feira (05), na Associação Cangaia, no bairro Boa Vista, uma vasta programação alusiva ao dia das crianças. Até terça-feira, dia 11, nos períodos da manhã e tarde, os estudantes da Educação Infantil, participarão de várias atividades recreativas. Ainda de acordo com a secretária, Enir Ferreira, as crianças terão momentos de lazer, com direito a muita brincadeira, música, palhaços, pula-pula, cama elástica, pipoca, refrigerante e tudo que faz parte do universo infantil.
A secretária estende o convite à comunidade, as autoridades locais e principalmente aos pais dos alunos, para que acompanhem de perto o trabalho desenvolvido pela equipe de educadores da SEMED, uma forma de estreitar as relações entre família e escola, fundamental para o sucesso, no processo educativo. Enir Ferreira enfatizou ainda que, esse, é mais um compromisso da Prefeitura de Chapadinha, em promover uma educação de qualidade, uma vez que, ela não se limita ao espaço da instituição escolar.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Departamento Alerta para Prazo de Entrega da Frequência Escolar

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) através do Departamento da Frequência Escolar, INFORMA que desde o dia 20 de Setembro, está aberto o prazo para a entrega da Frequência Escolar, referente aos meses de Agosto e Setembro, com o prazo final até o próximo dia 25 do corrente mês (Outubro).

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Secretária de Educação, Enir Lima, Participa de Encontro do Pró-Selo Unicef em Nina Rodrigues

Acontece nessa terça (4) e quarta-feira (5), no município de Nina Rodrigues (distante 82,5 km de Chapadinha) o 5º Ciclo de Capacitação para os municípios que participam da campanha Pró-Selo UNICEF 2009-2012.

A articuladora do selo UNICEF em Chapadinha, a Secretária Municipal de Educação, Enir Ferreira Lima, estará participando do evento acompanhada de dois membros da comissão pró-Selo do município, além de representantes de orgãos, como o CMDCA.

O evento acontecerá no Centro de Formação São Benedito. Na programação constam a realização de ciclos de palestras, debates e planos de ação.

A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

Segundo Enir Ferreira, o município de Chapadinha tem grandes possibilidades de conseguir o selo UNICEF. Isso significará um grande avanço nas políticas assistenciais para jovens e adolescentes.
 
 

SEMED Destaca Qualidade da Merenda Escolar Servida no Município


As escolas da rede pública municipal de ensino estão passando por uma verdadeira revolução, no que diz respeito à qualidade da alimentação escolar.

Em recente encontro com a nutricionista do município, Adriane de Souza (foto acima), foi discutida as várias iniciativas que estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para melhorar a qualidade da nutrição dos alunos das escolas públicas.

Adriane Souza comunicou que essa semana o município estará recebendo uma nova remessa de produtos, que compõem o cardápio da alimentação escolar. Segundo a nutricionista os alimentos foram adquiridos de acordo com normas impostas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os produtos são de excelente qualidade, o que garante a alimentação saudável das crianças e jovens atendidas pelas escolas da rede pública municipal.

A nutricionista fez questão de destacar que dentre esses produtos há grande variedade de frutas e verduras, adquiridos no próprio município. Os alimentos são comercializados por meio de associações de agricultores familiares, o que contribui com o fortalecimento da economia do homem do campo.

Em relação a administrações passadas a alimentação escolar das escolas públicas do município passou por grandes avanços.

É servido nas escolas bebidas lácteas, pratos típicos, como Baião de dois, acompanhado de linguiça e saladas, sucos de frutas, lanches rápidos, como cachorros quentes e porções de frutas frescas.

A nutricionista do município enfatiza que há uma preocupação em relação à variação do cardápio, de forma que agrade a todos os alunos, evitando desperdício de alimentos.

Todo esse processo passa pelo crivo da Secretária Municipal de Educação, Enir Ferreira Lima, que tem dado total apoio e incentivo no processo de melhoria da alimentação escolar. A secretária espera que seja dada continuidade a esse trabalho que busca melhorar a qualidade do ensino do município e o bem estar de seus dicentes.

SEMED Desenvolve Projeto Pedagógico em Alusão a Semana da Criança

Maria Dias Aguiar (Mariquinha) – Coord. Pedagógica de Educação Infantil; Francilene Lima – Coord. de Ensino da Rede Municipal; Josilene Aguiar – Coord. de Ensino de 1º ao 5º ano e; Raimundo Martins – Assessor Especial da Secretaria, discutindo o Projeto

A Prefeitura Muncipal de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), estará promovendo no período de 05 a 11 de Outubro, o projeto O MUNDO ENCANTADO DAS CRIANÇAS. O objetivo é possibilitar aos educandos da rede municipal de ensino momentos de aprendizagens significativas e prazerosas.

As atividades alusivas a semana da criança, serão desenvolvidas na área de lazer da Associação Cangaia.

Serão realizadas várias atividades lúdicas recreativas, como apresentação de teatro, exposição literária, shows musicais, circenses, jogos e brincadeiras, gincanas, entre outras. Dessas atividades somente a gincana não acontecerá na Associação Cangaia, e sim na Praça Irineu Veras Galvão.

O projeto tem como público alvo os alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA.

O evento contará com a participação dos professores, coordenadores, supervisores, gestores, dentre outros membros da equipe da SEMED.

A programação será a seguinte:

Dia 05 – Turno Matutino: Escolas Jardim Cirandinha e Anjo da Guarda

Dia 05 – Turno Vespertino: Pré-escola Branca de Neve, Pingo de Gente e pré-escola Boa Vista

Dia 06 – Turno Matutino: Pré-escola Luis Rocha Junior e escola Raimundo Gomes

Dia 06 – Turno Vespertino: Escola Bernarda Portela, pré-escola Sorriso da Criança, Escola Sebastião Rodrigues Lobo, escola Acelino da Silva e Dom Pedro I.

Dia 07 – Inicio da Gincana com realização de uma grande carreata pelas ruas da cidade

Dia 10 – Turno Matutino: Escola Chapada das Mulatas, Carolina Mesquita e escola Ana fortes

Dia 10 - Turno Vespertino: Escola José Sarney, escola Nossa Senhora Aparecida e João Gomes

Dia 11 – Turno Matutino: Colégio Alexandre Costa, escola Gonçalves Dias, Isaias Fortes, Manoel José de Santana, Tancredo Neves, Augustinho Ribeiro, Aldalina da Silva Machado

A organização ainda destaca que será dado todo o apoio logístico as crianças participantes, além de completa alimentação.