Alfabetizar 86.285 jovens, adultos e idosos em 122 municípios maranhenses até o final do ano. Este é um dos principais desafios do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias municipais de Educação, por meio do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
A gestora local do PBA, Leila de Jesus Tajra Assunção, explicou que a Seduc, por meio do programa, desenvolve as ações de formação inicial e continuada de alfabetizadores e coordenadores de turma, aquisição de material escolar para os alfabetizadores e alfabetizandos e a aquisição de gêneros alimentícios.
Ao mesmo tempo incentiva a aquisição de documentos civis (Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho; Título Eleitoral), efetua o pagamento de bolsa benefício aos coordenadores de turma e alfabetizadores, realizados diretamente pelo MEC/FNDE, além de fazer acompanhamento pedagógico às turmas de alfabetização.
Leila Tajra disse que para aperfeiçoar o processo de alfabetização e diminuir a evasão dos alfabetizandos cadastrados no programa, os ministérios da Saúde e da Educação criaram o Projeto Olhar Brasil, cuja execução é realizada em parceira com a Seduc e secretarias municipais de educação e saúde, possibilitando aos alfabetizandos o acesso a consultas oftalmológicas e a óculos.
Todas essas iniciativas do poder público geram um aumento na qualidade do processo de alfabetização, a redução das taxas de evasão e dos índices de analfabetismo.
O PBA é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais e prefeituras. O objetivo é alfabetizar jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não tiveram oportunidade de estudos na idade regular. Possibilita ao público alvo não só a aprendizagem da leitura e da escrita, mas a elevação da escolaridade, por meio do encaminhamento dos egressos para a continuidade de seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário