28 de Abril - Dia da Educação - Dia da Sogra ...

quinta-feira, 1 de março de 2012

Educadores participam de reunião sobre Olimpíada de Língua Portuguesa


Por: Sousa Neto

A Secretaria Municipal da Educação de Chapadinha (SEMED) realizou na última terça-feira (28) no auditório da Prefeitura Municipal, um seminário sobre a Olímpiada de Língua Portuguesa. O encontro, ministrado pela Orientadora Pedagógica do programa Profª Raimunda Portela (Dadá), contou com a participação de professores do 5º ao 9º Ano do ensino Fundamental da rede municipal de ensino e de um representante da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, Profª Nara Lúcia. 

O evento, presenciado por cerca de 60 participantes, teve sua abertura pela manhã com a apresentação do histórico, regulamento e dos objetivos da Olimpíada com enfoque na competência escritora, devido a participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino na Olimpíada da Língua Portuguesa visando conhecer o regulamento do evento de cunho nacional. Na parte da tarde, foi explorada a temática do programa através dos gêneros textuais, com trabalhos em grupos.


No final dos trabalhos, o professor Evaldo Carlos, foi agraciado com um kit de revistas (manuais) através de sorteio entre os participantes.

“O objetivo deste encontro é de informar sobre o programa e principalmente despertar o interesse e envolvimento destes professores, para que possamos participar ativamente de todo o processo do mesmo. Os professores das escolas municipais são muito dedicados e dominam o trabalho com a leitura, a escrita e a produção textual, sendo aprovada a proposta de trabalho e demonstração de interesse e ânimo em realizar as atividades com os alunos”, declarou a Orientadora Pedagógica.
SAIBA MAIS

- O que é?

Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.


A Olimpíada foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro que, de 2002 a 2007, desenvolveu ações de formação continuada para professores do 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos.

Em 2008, o Escrevendo o Futuro se tornou a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, e em 2010, poderão participar do programa professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

- Tema: “O lugar onde vivo”
Com o tema "O lugar onde vivo", a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos coma comunidade.


Link para mais informações - Clique aqui.

Nenhum comentário: