28 de Abril - Dia da Educação - Dia da Sogra ...

terça-feira, 6 de março de 2012

Pre-Escola Luís Rocha Júnior Realiza Palestra Sobre Alimentação Saudável


Por: Sousa Neto

Na tarde da última segunda-feira (5) por volta das 15h, foi realizada na Creche Luis Rocha Júnior (bairro Areal) uma palestra sobre "Alimentação Saudável" direcionada aos pais de alunos e ministrada pela nutricionista Karine. Além do público supracitado, participaram da mesa do evento, a secretária adjunta de Educação Profª Maria Coelho, a coordenadora do ensino infantil Profª Maria Dias Aguiar Nunes (Mariquinha), a supervisora escolar Profª Josélia Rodrigues Martins, e uma equipe de agentes comunitários de saúde do bairro.


O objetivo da palestra foi orientar a comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável e sobre a contribuição da alimentação escolar na formação de bons hábitos alimentares, envolvendo a conscientização da importância dos alimentos, frutas, verduras e outros alimentos.


A nutricionista explica que para manter uma alimentação saudável é preciso comer alimentos variados e na quantidade certa, uma vez que a qualidade da alimentação é muito mais importante que quantidade. Para uma alimentação saudável, Karine recomenda comer todos os grupos de alimentos (energéticos, construtores e reguladores), também é importante dar preferência aos alimentos integrais, carnes brancas, verduras, legumes, ingerir pelo menos três porções de frutas por dia, além de beber muita água. “Pessoas que se alimentam bem ficam menos doentes, mais bem dispostas e com o humor melhor”, destaca.

A nutricionista explica que ‘equilíbrio’ é a palavra chave da alimentação saudável e que para a nutrição tudo o que é pouco ou em excesso pode fazer mal. “Para anemia o fígado é um alimento fonte de ferro, mas se for consumido em excesso pode aumentar o colesterol. Dou muita importância para o consumo de verduras, frutas e legumes, pois as pessoas deixam de comer esses alimentos e dão preferência aos alimentos processados, fritos, salgados e doces, além do refrigerante e dos sucos em pó”, complementa.

Nenhum comentário: