28 de Abril - Dia da Educação - Dia da Sogra ...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Escolas participam do Programa Escola Ativa em Chapadinha

A estimativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) é que 100 escolas da Zona Rural do Município de Chapadinha são atendidas atualmente pelo Programa Escola Ativa. O Programa que em março completou um ano de implantação em Chapadinha e que busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo, tem conseguido o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social no campo.

Segundo a Coordenadora do Programa Escola Ativa em Chapadinha, Professora Ruth, a iniciativa tem conseguido melhorar a educação do campo. “Hoje a Zona Rural do Município de Chapadinha tem 100 escolas atendidas pelo Programa, com isso temos conseguido melhorar a qualidade do ensino para os alunos da Zona Rural”, disse.

O Escola Ativa é um programa do Governo Federal que funciona em Chapadinha através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Sendo este considerado uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos da Rede Pública Municipal da Zona Rural, nas turmas multisseriadas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Vários recursos são utilizados para garantir a melhoria da educação no meio rural de Chapadinha, desde trabalhos em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso, o Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores, em março estes já passarão por mais uma capacitação realizada pela SEMED- Chapadinha.

O Escola Ativa é baseado na compreensão de que para se obter mudanças no ensino tradicional, melhorar a prática dos docentes e, conseqüentemente, a aprendizagem dos alunos nestas classes, deve-se levar em conta a aprendizagem ativa e centrada no aluno; aprendizagem cooperativa; recuperação paralela; promoção flexível .
Por: Jhonny Gomes - ASCOM

Nenhum comentário: