A secretária municipal de educação de Chapadinha, Enir Ferreira Lima, se encontra na cidade de Campina Grande-PB, onde participa do Seminário Nacional sobre Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, que acontece no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). O evento, que teve início nesta segunda-feira (31) encerra-se nesta quarta-feira, dia 2. Acompanham a secretária, a presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais (Sindchap) Neldan Rocha e Juvenal Neres (ASA).
O Seminário tem por objetivo contribuir para a interação e debate entre profissionais da educação, pesquisadores, gestores de programas e políticas públicas, estudantes e o público em geral visando à produção coletiva de subsídios voltados ao aperfeiçoamento e implementação de políticas públicas que contemplem os princípios e preceitos da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido brasileiro. Neste sentido, deseja-se, particularmente, durante o Seminário, oferecer contribuições ao processo de produção e ampla utilização de livros didáticos e paradidáticos da Educação Básica e ao aumento das oportunidades de oferta de cursos de capacitação voltados aos profissionais desse nível educacional, na região.
Público Participante
Profissionais da educação, pesquisadores, gestores de programas e políticas públicas, estudantes e o público geral interessado.
Profissionais da educação, pesquisadores, gestores de programas e políticas públicas, estudantes e o público geral interessado.
Segundo a organização do encontro, um dos maiores desafios, historicamente enfrentados para inserção do currículo escolar na realidade da região – Educação Contextualizada –, reside na formação dos professores da Educação Básica. Mesmo aqueles com habilitação em Cursos de Licenciatura Plena enfrentam sérias dificuldades na contextualização dos componentes da Base Comum Nacional do currículo. Por outro lado, na implementação dos projetos político-pedagógicos das escolas da região, mesmo para os que tenham sido construídos de forma participativa, com base em princípios e preceitos da educação contextualizada, como aqui referidos, novos desafios têm de ser superados, destacando-se, dentre eles, o da produção de livros didáticos e/ou paradidáticos, alicerçados em tais princípios e preceitos, voltados à Educação Básica, e sua ampla utilização por professores, estudantes e gestores dessas escolas.
Por: Sousa Neto - Ascom/SEMED (com informações do site iParaíba)
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