28 de Abril - Dia da Educação - Dia da Sogra ...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

3 DE AGOSTO - DIA DO CAPOEIRISTA

Professor Edel Rufino
Dança, luta, acrobacia e jogo. Capoeira é um pouco de tudo isso... O praticante é atleta, bailarino, músico e poeta a serviço da perpetuação da cultura brasileira.

Hoje, dia 03 de agosto, é comemorado o DIA DO CAPOEIRISTA, homenagem merecida, principalmente depois que a Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, título concedido pelo IPHAN, no dia 15 de julho de 2008.

CHAPADINHA - PROJETO "CAPOEIRA NA ESCOLA"

Em sintonia com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a escola Unidade Integrada José Sousa dos Santos, localizada no povoado Canto do Ferreira, vem desenvolvendo o Projeto "Capoeira na Escola". As aulas estão sendo ministradas pelo intermediário Adriano (Camaleão).

Segundo o coordenador pedagógico da escola, Profº Edel Rufino Castro Silva, "O projeto veio privilegiar os valores éticos e estéticos dentro da proposta educativa. Pretende-se dar oportunidade às crianças e adolescentes da comunidade para que tenham um futuro melhor através da capoeira com aulas práticas e teóricas de capoeira e maculelê. Esta metologia possui um poder imenso de fazer com que o público atendido enxerguem um mundo melhor, sainda da marginalidade e se afastando das drogas e de todos os riscos que eles possam correr".

"Diante da realidade social do mundo globalizado, onde a escola é apontada como instituição responsável pela formação do sujeito enquanto estudante, surge entre nós educadores a preocupação em se desenvolver meios favoráveis que incentive a construção do estudante consciente" ressaltou a secretária municipal de Educação, Enir Ferreira Lima.

A vida de quem pratica a capoeira nem sempre foi fácil... Os capoeiristas já foram considerados “desordeiros e contraventores da Lei”, no Brasil... Tanto que, em 1890, dois meses depois da proclamação da República, o primeiro ato do presidente recém-empossado foi prender todos os praticantes de capoeira e envia-los para Fernando de Noronha, onde existia um uma espécie de "presídio de segurança máxima”.


Hoje a modalidade é praticada em todo o Brasil e em muitos outros países, como um esporte ou uma arte originária do nosso País. Temos, portanto, razões de sobre para parabenizar todos os praticantes – instrutores e estudantes – da Capoeira, neste dia especial, do CAPOEIRISTA!

Nenhum comentário: