Antonio José - o AJ ( *17.05.1971 +30.10.2010 ) |
![]() |
Antonio José - o AJ ( *17.05.1971 +30.10.2010 ) |
![]() |
Além de Chapadinha, representantes de 17 municipios participaram da Capacitação |
Lúcia Regina Azevedo - Pedagoga |
O objetivo foi discutir estratégias e ações para fortalecimento dos programas Brasil Alfabetizado (PBA) e EJA, e foi direcionado aos profissionais em diversas áreas do conhecimento e com experiência em planejamento e gestão educacional que prestam assistência técnico-pedagógica, como secretários municipais de educação, professores e supervisores de programas (como Brasil Alfabetizado e EJA), conselheiros de educação e gestores escolares, de Chapadinha e região Baixo Parnaíba.
“Assim como os demais municípios envolvidos, vejo com bons olhos que temos capacidade de gestão para desenvolver a política de educação de jovens e adultos, assim como o Brasil Alfabetizado, garantindo assim, a alfabetização e a elevação da escolaridade”, explica secretária Enir Lima.
"Como, através do programa, recebemos recursos financeiros suplementares para custeio de atividades como formação inicial e continuada de alfabetizadores e coordenadores de turmas, realizamos no último final de semana a Capacitação dos mesmos, com um público de 10 coordenadores e 93 alfabetizadores, os quais são distribuídos em 60 salas na zona rural e 33 na zona urbana. Atendemos mil alunos" complementou Enir.
No dia 15, as mensagens foram direcionadas de diversas formas: foram colocadas faixas em frente a SEMED e a Prefeitura; um carro de som percorreu toda a cidade; as escolas receberam Cd de áudio e a educação infantil mensagens impressas, a serem entregues a todos os professores de cada unidade.
PALAVRA DA SECRETÁRIA
Todos nós, em algum momento de nossas vidas, fomos e ainda seremos alunos. Mas poucas são as pessoas capazes de serem mestres. Porque despertar o desejo pela busca do conhecimento e fortalecer valores é um ofício reservado aos vocacionados. A esses devemos a nossa formação como cidadãos éticos e a nossa capacidade de pensar e discernir.
Professores, sozinhos, não conseguem mudar o mundo, mas sem eles não existe esperança de uma sociedade mais justa, igualitária e, acima de tudo, livre. Parabenizo a todos os professores da rede municipal de ensino de Chapadinha pelo nosso dia.
Enir Ferreira Lima Secretária Municipal de EducaçãoA abertura aconteceu no Auditório do CE Raimundo Araújo |
A sec. mun. de educação, Enir Ferreira Lima, fazendo a abertura. |
O evento ocorreu no auditório do Fórum do Poder Judiciário de Chapadinha, contando com a participação ativa de representantes de diversos setores da sociedade chapadinhense, especialmente de Programas Municipais da área da Educação, Assistência Social, da Saúde, do Ministério Público, do Poder Judiciário, do Poder Executivo, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, representantes de Igrejas, da mídia local e muito mais.
O trabalho foi coordenado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), sob a presidência do professor Jânio Ayres, que encaminhou os trabalhos.
Houve, ainda, a participação da secretária municipal de Educação, Profª Enir Lima, articuladora do Selo Unicef em Chapadinha, e do Comitê Pró-Selo, inclusive com a importante participação dos adolescentes envolvidos no processo. Destacou-se, nesse sentido, a participação da adolescente Andressa Lima (foto), aluna da escola municipal UI Isaías Fortes (bairro Tigela) que viajou recentemente a Salvador-BA para representar, com outros adolescentes (todos acompanhados de adultos), o estado do Maranhão no Encontro do Fórum DCA (Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente) da região Nordeste, trazendo importantes contribuições e experiências para a juventude de nosso município.
Os próximos passos do Comitê Pró-Sêlo UNICEF em Chapadinha são: elaboração do relatório para envidar ao UNICEF; elaboração do Plano do Selo; dar prosseguimento às articulações, especialmente de adolescentes, rumo à conquista do Selo.
Há que se esclarecer que a conquista do Selo UNICEF é um ganho para a sociedade e pode facilitar a visibilidade de nosso município para a conquista de novos projetos de médio e grande porte, seja para o Poder Público, seja para a Sociedade civil, a partir de 2013.
Conclamamos a toda a sociedade chapadinhense a se engajar nesse projeto e a lutar pela conquista do Selo UNICEF para nossa cidade.
Ascom/SEMED
Essas informações poderão ser conferidas ainda pelo sistema de acompanhamento da inscrição pelo site do Inep (www.enem.inep.gov.br).
O Inep, no entanto, ainda não informou quando as informações estariam disponíveis na internet. O exame está marcado para ocorrer nos dias 6 e 7 de novembro. Os resultados saem até 15 de janeiro.