28 de Abril - Dia da Educação - Dia da Sogra ...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SEMED Participa de Oficina Oferecida Pelo MEC

Por: Sousa Neto - Ascom/SEMED

Programa Brasil Alfabetizado
(PBA)

O Programa Brasil Alfabetizado visa garantir a alfabetização e continuidade do aprendizado a jovens, adultos e idosos.

Na última terça-feira, dia 19, a secretária municipal de educação, Profª Enir Ferreira Lima, participou ativamente da Oficina Gestão do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), realizado durante todo o dia na Câmara Municipal de Chapadinha. O evento teve como palestrante a Conselheira em Alfabetização e EJA - MEC/UNESCO, Leonor Viana, representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação.

O objetivo foi discutir estratégias e ações para fortalecimento dos programas Brasil Alfabetizado (PBA) e EJA, e foi direcionado aos profissionais em diversas áreas do conhecimento e com experiência em planejamento e gestão educacional que prestam assistência técnico-pedagógica, como secretários municipais de educação, professores e supervisores de programas (como Brasil Alfabetizado e EJA), conselheiros de educação e gestores escolares, de Chapadinha e região Baixo Parnaíba.

Meio as exposições, foram abordadas as tarefas que permeiam na elaboração dos planos de alfabetização e na definição de estratégias de mobilização para a matrícula de jovens e adultos; e o papel do gestor local no Programa Brasil Alfabetizado (PBA); como também a elaboração e a execução dos gastos com os programas, visto que sem uma mobilização mais ampla que atraia a clientela (aluno), sem esses, os programas não funcionam.

Assim como os demais municípios envolvidos, vejo com bons olhos que temos capacidade de gestão para desenvolver a política de educação de jovens e adultos, assim como o Brasil Alfabetizado, garantindo assim, a alfabetização e a elevação da escolaridade”, explica secretária Enir Lima.

"Como, através do programa, recebemos recursos financeiros suplementares para custeio de atividades como formação inicial e continuada de alfabetizadores e coordenadores de turmas, realizamos no último final de semana a Capacitação dos mesmos, com um público de 10 coordenadores e 93 alfabetizadores, os quais são distribuídos em 60 salas na zona rural e 33 na zona urbana. Atendemos mil alunos" complementou Enir.

Nenhum comentário: