28 de Abril - Dia da Educação - Dia da Sogra ...

sábado, 10 de julho de 2010

Curso de Alimentação Alternativa e Reaproveitamento Alimentar

A instrutora Maria da Glória ladeada pelas suas auxiliares Francimarly (E) e Salviana (D)
Por: Sousa Neto - Ascom/SEMED

Foi realizado durante os dias 7, 8 e 9 - na Unidade Integrada José Sousa dos Santos (Povoado Canto Ferreira) o Curso de Alimentação Alternativa e Reaproveitamento Alimentar oferecido pelo SENAR/MA (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha (que tem como presidente o sr. Zé Luzia) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O curso foi oferecido às Conservadoras da Merenda Escolar integrantes da rede municipal de ensino de Chapadinha, moradoras das localidades que formam aquele polo.

A proposta foi de orientar estas profissionais para evitar o desperdício no manuseio diário dos alimentos, além de formas de preparo e uso de ingredientes que resultam em refeições nutritivas e de baixo custo e, a questão de higienização.

As Conservadoras das escolas municipais UI José de Sousa Santos (Pov. Canto Ferreira - escola polo), UE Lino Manoel Ferreira (Pov. Riacho da Mata), UE Antonio Machado da Ponte (Pov. Saquinho), UE Joaquim Peres da Silva (Pov. São Joaquim), UI Raimunda da Costa Bacelar (Pov. Cruz Velha), UE Mariano Rodrigues de Lima (Pov. Madeira Cortada), UE Sabinho Cardoso da Silva (Pov. Estrela II) e da UI Raimundo Pereira dos Santos (Pov. Soledade) receberam informações valiosas sobre como aproveitar melhor os alimentos. O Curso de Alimentação Alternativa ministrado por Maria da Glória Pereira, com auxílio de Salviane Ferreira e Francimarly Costa ensinou técnicas para o aproveitamento de produtos naturais.

Participaram quinze Conservadoras, que além de receberem kits, como toca, avental, luvas, cartilhas, e pasta com matérial de escrita, aprenderam técnicas e receitas para o aproveitamento máximo de frutas, verduras e legumes, como cascas e talos, com a instrutora do SENAR.

Segundo o coordenador direto do Setor das Conservadoras da Merenda Escolar, Raimundo Francês Filho ("Louro do Mundô" - foto ao lado), a repercussão foi positiva entre as mulheres participantes. Tanto que, por unanimidade, pediram a realização de mais cursos sobre Alimentação Alternativa e até sobre Plantas Medicinais.

O curso foi muito importante, porque despertou a curiosidade dessas profissionais para esse tipo de alimentação. Nossas Conservadoras aprenderam as técnicas de produção através do curso em que, além da confecção do produto, discutiram aspectos nutricionais, os resultados obtidos com o uso da alimentação alternativa e, receitas para o melhor aproveitamento dos alimentos consumidos”, ressaltou a secretária municipal de Educação Profª Enir Ferreira Lima, que vem desempenhando um importante trabalho frente à SEMED.

Não se precisa de muito dinheiro para complementar a alimentação das crianças, melhorando sua saúde e rendimento escolar. O método da alimentação alternativa permite um complemento nutricional de baixo custo e fácil implantação”, salientou a instrutora do curso, Maria da Glória.

A Importância
A intenção é evitar o desperdício da complementação alimentar de baixo custo que pode ser encontrada em folhas de hortaliças, vegetação espontânea, sementes e farelos produzidos no beneficiamento de cereais, como arroz e trigo.

A produção de componentes nutricionais feitos a partir de farelos (de arroz e de trigo), da moagem de folhas verdes (de mandioca, batata-doce, abóbora) e sementes (de gergelim, girassol, melancia etc.) – e sua reunião no complemento nutricional Farinha Múltipla – requer uma tecnologia muito simples: selecionar, moer, tostar e peneirar os ingredientes.

VOCÊ SABIA?
O fornecimento da Alimentação Alternativa para crianças proporciona cicatrização de lesões cutâneas, melhoria da visão e dos reflexos motores e psíquicos, diminuição de diarréias e outros sintomas típicos da desnutrição, aumento da capacidade de resposta a estímulos e redução de apatia e dificuldades de aprendizado.

Ao valorizar aspectos da culinária brasileira popular, possibilitando a redescoberta de antigas receitas e a reavaliação de outras, a Alimentação Alternativa pode ser uma intervenção cultural significativa junto à população da comunidade.

AGENDA
A partir desta segunda-feira (12) até o dia 14 (quarta) será realizado o Curso de Alimentação Alternativa, na UI Nossa Srª das Dores (Povoado Paiol - escola polo). Participarão desta 2ª etapa do curso as Conservadoras das escolas municipais localizadas nos povoados Laranjeiras, Juçaral, Brejo do Meio, Araçá, Guarimã, Santana, Coroatazinho, Rumo e Veredão.

Nenhum comentário: