O sistema tem um mecanismo contra a inscrição irregular de números de CPF, segundo o MEC (Ministério da Educação), que cruza os dados com os da Receita Federal. Alunos que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
O Enem, que será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro, terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade neste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.
Até quando eu posso pagar a taxa de inscrição?
A taxa sai por R$ 35 e pode ser paga até o dia 12. Quem for aluno de escola pública está isento da taxa. Já quem for estudante de escola particular com bolsa ou puder atestar pobreza pode pedir a isenção.
Como são as inscrições?
Os candidatos devem fazer os pedidos pela internet, pelo site do Inep (www.enem.inep.gov.br). É necessário preencher um formulário no site informando dados pessoais, como nome, endereço e telefone; o idioma que quer responder na prova (inglês ou espanhol), se o Enem vai valer para certificação do ensino médio e se é necessário atendimento especial (como carteiras adaptadas para pessoas com deficiência).
O cartão que confirma a inscrição vai ser enviado via correio para os candidatos, e pode ser obtido também pela web, através do site do Enem. Ao se inscrever, o estudante preenche o questionário socioeconômico via internet - não haverá mais a necessidade de fazê-lo na hora da prova.
O Enem vai valer para quais faculdades?
A prova substitui ou complementa o vestibular de faculdades federais em todo o país. Ao menos 50 universidades e institutos federais usam o exame de alguma forma - seja assumindo o lugar do vestibular, substituindo a primeira fase ou como parte da nota do processo seletivo. Entre as instituições que não realizam mais vestibular e usam só o Enem estão:
UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
UFMA (Universidade Federal do Maranhão)
Unifal (Universidade Federal de Alfenas)
UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso)
UFABC (Universidade Federal do Grande ABC)
UFPel (Universidade Federal de Pelotas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário