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terça-feira, 6 de julho de 2010

SEMED Realiza Microcentro de Capacitação do Escola Ativa

Por: Sousa Neto (Ascom/SEMED) - O Programa Escola Ativa do Ministério da Educação busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

No que toca a questão de capacitação para professores, são realizados periodicamente Microcentros, encontros esses que além de servir para formação continuada e planejamento, é uma estratégia do Programa Escola Ativa que proporciona a troca de experiências, oportunidade para educadores se organizarem e construírem novos conhecimentos, bem como, discutirem dificuldades.

Em Chapadinha, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou nesta segunda-feira (5), na Biblioteca Pública Municipal, mais um Microcentro para formação dos professores que atuam nas turmas multisseriadas da rede pública de ensino da zona rural. O Microcentro, em Chapadinha, conta com a participação de 136 professores e 14 supervisores, divididos em 3 grupos, onde está sendo compartilhada a experiência e a estratégia metodológica Escola Ativa.

Segundo a Coordenadora do Programa, Profª Ruth, o microcentro é uma estratégia do Programa Escola Ativa que proporciona a troca de experiências entre os professores que atuam nas escolas da zona rural. “O encontro é importante para que os docentes possam enriquecer seus conhecimentos, através da troca de informações”, afirmou a Coordenadora.

A formação, segundo a secretária municipal de Educação, Profª Enir Ferreira Lima, que abriu o encontro, tem a função de aprimorar o currículo dos profissionais que trabalham com a educação no campo.

"Precisamos que estes profissionais incorporem os princípios que permeiam a educação no campo. Ainda observamos que muitos dos professores ainda têm uma visão de currículo voltada para a educação urbana", afirma a secretária.

Ainda segundo a Profª Enir, o Programa visa acompanhar as reivindicações históricas mais acentuadas pela garantia do direito à vida com dignidade e valorização humana. O programa busca o fortalecimento do processo educativo com base na apropriação, na reelaboração e na assimilação de saberes e de conhecimentos dos alunos matriculados em classes multisseriadas para melhorar a qualidade do desempenho escolar.

Entre as principais estratégias das escolas do campo estão a criação de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno, a capacitação de professores, repensar a escola, suas disciplinas, conteúdos e avaliações.

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