28 de Abril - Dia da Educação - Dia da Sogra ...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Professores do 6º ao 9º Ano Escolhem Livro Didático para 2011

Por: Sousa Neto (Ascom/SEMED)

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu, na última quarta-feira (30), o Encontro Técnico Pedagógico do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

O evento reuniu professores, gestores e supervisores da rede municipal, no Auditório da Prefeitura Municipal e teve como objetivo fortalecer a transparência na escolha dos livros didáticos, de 6º a 9º ano, que serão utilizados nas escolas da rede municipal a partir de 2011.

O PNLD possibilita uma equalização das possibilidades, ou seja, que as escolas, nas suas mais diferentes localidades e com poder aquisitivo diferenciado, tenham acesso aos autores e textos que estão disponíveis em todas as regiões brasileiras. Esse momento é de reflexão para a escolha do livro didático de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada escola”, afirmou a Secretária Municipal de Educação, Profª Enir Ferreira Lima.

Organizado pelo Departamento Geral da SEMED, a programação integral incluiu desde palestras e debates em torno de cada componente curricular da lista de livros disponíveis, direcionada à temática abordada.

Dúvidas e questionamentos foram esclarecidos pela Profª Francilene Lima, Coordenadora do Programa Nacional do Livro Didático na SEMED, e Componente Curricular das Disciplinas do Ensino Fundamental. Para a coordenadora, o evento é importante porque promove a discussão das questões pedagógicas relativas à escolha do livro e oferece subsídio aos professores na análise das obras. “Essa discussão é fundamental para que os profissionais da educação possam avaliar a ferramenta pedagógica que é o livro com seriedade e transparência para escolher a melhor obra, de acordo com a realidade e necessidade da escola”, comentou.

A escolha dos livros didáticos para o triênio (2011 a 2013) foi realizada pelas escolas, anteriormente, dentro de uma lista de livros e editoras pré-selecionados através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE). A seleção foi efetivada envolvendo as disciplinas de português, matemática, história, geografia, ciências, além da língua estrangeira (inglês), inserida pela primeira vez neste ano.

Nenhum comentário: