Por: Sousa Neto - Ascom/SEMED
Foi realizado no último sábado, dia 3, o I Seminário de Planejamento e Gestão, na Unidade Escolar Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro de mesmo nome. O evento foi uma iniciativa e ministrada pelos acadêmicos do 7º Período de Pedagogia (noturno) da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), tendo como público alvo os diretores e supervisores da zona rural da rede municipal de ensino e, coordenado pela Profª Francilene Lima.
No decorrer dos trabalhos foram desenvolvidos e debatidos quatro temas:1 - Princípios e Características da Gestão Escolar Participativa (Acadêmicos: Antonio José e Patrício da Silva);
2- Mecanismos de Participação na Escola (Acadêmicos: Fabíola, Tassiana, Robson, Ana Rita, Fernanda e Francimara);
3 - Atividades de Direção e Coordenação (Acadêmicos: Alynne Sueny, Ana Paula Lima, Antonio José, Francisco Nunes, Ivaldo Monteiro e Patrício da Silva);
4 - Sugestões de Atividades a Serem Desenvolvidas na Escola (Acadêmicos: Ana Paula Gomes, Halynne Cristine, Maria do Rosário, Marcela Suziely, Irismar Alves e Ceila Régia).
Durante o Seminário, os acadêmicos reforçaram em suas falas o impacto que uma boa gestão tem sobre a qualidade do aprendizado. "Acreditamos que iniciativas como essa contribuem para a melhoria da educação e para a consolidação do regime de colaboração entre as instituições de ensino", ressaltou o acadêmico Profº Robson.
A coordenadora do evento, Profª Francilene Lima, que faz parte da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), destacou o momento difícil pelo qual passam os municípios, em função da queda de arrecadação e diminuição dos recursos do Fundeb. "Daí a importância de se melhorar a gestão da educação. Para isso, precisamos de informação e formação, de políticas coerentes - como a Melhoria", exemplificou.
"Pensamos o diretor e o supervisor não como um tomador de decisões, mas como aquele que tem o poder de viabilizar e incentivar a comunidade escolar a encontrar soluções que visem melhorar a qualidade de ensino", finalizou a Profª Francilene Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário