Para saber se foi pré-selecionado, o candidato deve acessar a página do programa e informar o seu número de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o seu número de CPF (Cadastro de Pessoa Física). O MEC não soube dizer quantos candidatos foram chamados agora.
Os selecionados têm entre 22 e 26 de julho para comprovar as informações prestadas no site às instituições de ensino superior escolhidas. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.
Quem não foi convocado deve ficar atento às próximas chamadas, que serão feitas em 29 de julho (4ª chamada), 5 de agosto (5ª chamada) e 12 de agosto (6ª chamada).
Quem pode participar?
São elegíveis para as bolsas totais os "brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário-mínimo e meio", segundo a portaria publicada pelo MEC (Ministério da Educação).
No caso do abatimento parcial das mensalidades de 50% e de 25% , podem se inscrever "brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até três salários-mínimos". De acordo com o MEC, são 39.113 bolsas integrais e 21.375 parciais.
O que é o Prouni
O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário